sexta-feira, 15 de março de 2013

Fonte: Anne Guedes

A gravidez é um período de aprendizagem e crescimento para os pais, que acaba por envolver toda a família. A parentalidade é uma etapa que traz grandes mudanças na vida do casal/família, necessitando de cuidados diferenciados nesta fase da vida tão importante. CRUZ (2005) refere que “A Parentalidade é porventura a tarefa mais desafiante da vida adulta e os pais constituem uma das influências mais cruciais na vida dos seus filhos”. Estimular precocemente e manter a continuidade do vínculo do bebé com os seus pais e a sua família, irá fazer com que se preserve o ambiente familiar, de afetos necessários ao seu desenvolvimento, o mais equilibrado possível. Porém, pode acontecer que em muitas situações, esse vínculo inicial corra o risco de ser ameaçado, devido a um internamento algumas vezes inesperado na unidade de neonatologia.
Vários estudos demonstram que os pais de bebés internados deparam-se com situações como o nascimento antecipado ou a separação que interferem na construção e no desempenho do papel parental. Ao enfermeiro cabe o papel de promover a vinculação, a fim de evitar as consequências negativas que resultam dessa separação inesperada. Assim, é preocupação cada vez maior dos enfermeiros da Unidade de Neonatologia, ajudar a desenvolver e/ou manter o vínculo dos pais com o bebé, preservando para isso condições promotoras do afeto necessário ao desenvolvimento do bebé:
  • Incentivo ao toque e à fala com o bebé;
  • O primeiro colo/técnica do método canguru logo que possível;
  • Promoção do aleitamento materno;
  • Promoção do envolvimento dos pais nos cuidados ao bebé.

terça-feira, 5 de março de 2013

Parabéns pelo bebé!
Em 2008 foi realizado um estudo na nossa unidade de internamento, que teve como objetivo conhecer as necessidades dos pais dos recém-nascidos. Com este estudo, e de modo a apoiar e esclarecer duvidas, surgiu a ideia de criar o blog.
Este blog permite dar resposta às dúvidas que possam surgir, quer pelos pais quer pelos familiares do recém-nascido para que se sintam apoiados e orientados pelos profissionais de saúde.
Este espaço constituirá um meio de partilha de informação entre profissionais de saúde e pais/família de modo a melhorar a atuação no cuidar dos recém-nascidos.
Assim sendo, este blog tem por objetivo apoiar os pais, estabelecendo formas de comunicação e articulação, mantendo uma linha direta de apoio ao recém-nascido/família.
Gostaríamos também de obter a colaboração dos pais no envio de histórias dos seus recém-nascidos, para o e-mail do nosso blog (neonatologia.setubal@gmail.com).
A equipa de Enfermagem da Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar de Setúbal dá as boas vindas a todos que queiram navegar connosco neste espaço, que pretende ser um local de informação e de educação para a saúde na área dos cuidados ao recém-nascido.
Consulte o nosso blog.