quarta-feira, 17 de julho de 2013




Hoje vamos falar da massagem para as cólicas

A pessoa que vai realizar a massagem deve estar o mais tranquila e relaxada possível. Um bebé com cólicas é sempre um desafio e uma fonte de stresse para os pais. A massagem para alivio das cólicas  é constituida por um ciclo de sete passos que deverão repetir-se  sete vezes.

1.    Mãos que repousam - Coloque as mãos sobre o abdómen do bebé e tente relaxar. 
2.    Roda Hidráulica – Realize movimentos no abdómen do bebé, uma mão atrás da outra, como se fizesse um buraco na areia Execute este movimento sete vezes, com uma mão a seguir à outra.
3.    Joelhos flectidos sobre o abdómen - Junte os joelhos do bebé e depois pressione suavemente em direcção ao abdómen, mantendo esta posição aproximadamente meio minuto.
4.    Toques relaxantes - Realize movimentos suaves. Passe as mãos pelas pernas do bebé e utilize o toque para ajudá-lo a libertar tensões.
5.    Movimentos Sol-Lua - Com a mão esquerda desenhe um círculo completo (no abdómen) no sentido dos ponteiros do relógio. Quando a mão esquerda está em baixo a direita desenha uma meia-lua debaixo da caixa torácica (da direita para a esquerda do bebé) como se fosse um U invertido. Repetir seis vezes este movimento.
6.    Joelhos flectidos sobre o abdómen - Repetir os movimentos descritos no passo número três.
7.    Toques relaxantes - Repetir os movimentos descritos no passo número quatro.


Os benefícios da massagem são muitos, entre eles a sensação de bem estar e calma. Ao receber o 'toque', o bebé sente-se mais seguro e aconchegado. Os estímulos o bebé recebe através do toque, produzem endomorfinas, hormonas neurológicos que reforçam sensações de amor, calor, amizade... é um verdadeiro ato de amor!

segunda-feira, 1 de julho de 2013



Hoje vamos falar da massagem - O Toque Borboleta
Este é um tipo de massagem que não necessita de óleos e pode ser feita desde os primeiros dias de vida e até em prematuros por ser muito suave.
Tal como as outras massagens, é benéfica devido ao seu potencial para ajudar a criança a desenvolver-se a nivel cognitivo, motor, autoperceptivo e afectivo. Estudos mostram que recém-nascidos que são submetidos a este toque apresentam maior desenvolvimento neurológico e melhores reflexos.
            Esta massagem é feita com base em movimentos suaves que têm inicio na cabeça e vão descendo até aos pés, iniciam-se na parte da frente do corpo e terminam atrás. No fim o bebé é embalado. Apenas se exerce pressão nas palmas das mãos e dos pés e o contacto visual é fundamental.
            Esta massagem deve ser feita num local calmo e aquecido. Deve ser realizada antes ou depois do banho. O ideal é tocar na criança pelo menos três vezes ao dia e a massagem pode chegar aos 30minutos.
            Os passos da massagem borboleta são:




1- Delicadamente, coloque as duas mãos no rosto do bebé e desça até ao queixo. Repita três vezes o movimento, com o cuidado de nunca tirar as duas mãos ao mesmo tempo do rosto da criança.



 

2- Coloque dois dedos de cada mão no meio da testa deslizando até às têmporas. Retorne à posição inicial, uma mão de cada vez, e repita três vezes o movimento.




3 -A partir da sobrancelha, faça pequenos círculos com dedo indicador ao redor dos olhos enquanto a outra mão apoia a cabeça. Repita três vezes.



4- Coloque dois dedos de cada mão na ponta do nariz e desça até as orelhas. Retorne à posição inicial – cada mão de uma vez – e repita três vezes. 




5-Cuidadosamente, segure a cabeça do bebé com uma mão. Com o indicador da outra mão, faça pequenos círculos, no queixo. Repita três vezes.


6- Segure a cabeça do bebé com a mão esquerda. Com dois dedos da direita, desça até o começo do osso externo. Três vezes.
 


 
 7 - Vire a cabeça do bebê para o lado. Com uma das mãos bem aberta, acaricie-a, desde a orelha até o ombro. Faça este movimento três vezes de cada lado.


8 – Toque no bebé com uma mão. Com a outra massage-o, do ombro às mãos. Pressione o seu polegar na mão da criança, abrindo-a e virando-a para cima. Repita três vezes de cada lado.

9- Deslize as duas mãos desde o ombro até a pélvis. Repita três vezes, lembrando que enquanto uma mão sobe, a outra fica.


10- Deslize dois dedos desde o pescoço até os genitais, tocando outra parte do corpo com a mão livre. Se o umbigo não cicatrizou, faça o movimento, mas não toque. Repita três vezes.



11 – Massage a perna do bebé com uma mão enquanto a outra toca qualquer parte do corpo. Na sola do pé pressione com o polegar, acompanhando a curva do pé até os dedos. Três vezes de cada lado.

12 – Toque a cabeça da criança na direção da orelha até ao ombro. A mão livre segura outra parte do corpo. Repita três vezes.


13- Toque nos braços, um de cada vez, fazendo uma leve pressão ao chegar à mão do bebê. Três vezes de cada lado.


 

14- Começando pelos ombros, as duas mãos descem até aos glúteos. Para voltar à posição inicial, suba com uma mão de cada vez. Repita três vezes.


15- Com dois dedos, faça uma rotação ao redor de cada vértebra, descendo até o cóccix. É feito apenas um vez.


 
16- Com uma das mãos, toque o bebê e com a outra, deslize toda a perna, fazendo uma leve pressão com o polegar na sola do pé. Repita três vezes.

17- Ao terminar a massagem coloque o bebé no colo, como um arco. Por dois minutos, faça movimentos da direita para a esquerda. Isso contribui para uma boa postura e equilíbrio.