Hoje vamos falar da massagem para as cólicas
A pessoa que vai realizar a massagem deve estar o mais tranquila e relaxada possível. Um bebé com cólicas é sempre um desafio e uma fonte de stresse para os pais. A massagem para alivio das cólicas é constituida por um ciclo de sete passos que deverão repetir-se sete vezes.
1. Mãos que repousam - Coloque as mãos sobre o abdómen do bebé e tente relaxar.
2. Roda Hidráulica – Realize movimentos no abdómen do bebé, uma mão atrás da outra, como se fizesse um buraco na areia Execute este movimento sete vezes, com uma mão a seguir à outra.
3. Joelhos flectidos sobre o abdómen - Junte os joelhos do bebé e depois pressione suavemente em direcção ao abdómen, mantendo esta posição aproximadamente meio minuto.
4. Toques relaxantes - Realize movimentos suaves. Passe as mãos pelas pernas do bebé e utilize o toque para ajudá-lo a libertar tensões.
5. Movimentos Sol-Lua - Com a mão esquerda desenhe um círculo completo (no abdómen) no sentido dos ponteiros do relógio. Quando a mão esquerda está em baixo a direita desenha uma meia-lua debaixo da caixa torácica (da direita para a esquerda do bebé) como se fosse um U invertido. Repetir seis vezes este movimento.
6. Joelhos flectidos sobre o abdómen - Repetir os movimentos descritos no passo número três.
7. Toques relaxantes - Repetir os movimentos descritos no passo número quatro.
Os benefícios da massagem são muitos, entre eles a sensação de bem estar e calma. Ao receber o 'toque', o bebé sente-se mais seguro e aconchegado. Os estímulos o bebé recebe através do toque, produzem endomorfinas, hormonas neurológicos que reforçam sensações de amor, calor, amizade... é um verdadeiro ato de amor!