terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pais no desenvolvimento no recém nascido

Os recém nascidos prematuros demoram mais tempo a adormecer, apresentando ciclos de sono mais curtos e uma acentuada incapacidade para se protegerem dos estímulos, o que os leva a sentirem dificuldades na passagem do sono leve ao sono profundo.

A luz, o ruído e o excesso de manipulação podem causar no recém nascido prematuro alterações no padrão de desenvolvimento normal.

Os pais devem resistir ao estarem sempre a querer manipular o recém nascido, respeitando os seus ciclos de sono.

Os pais devem trazer brinquedos, chupeta e pertences do recém nascido, trata-lo pelo nome próprio, o que personaliza e incrementa sentimentos de pertença.

Os pais podem auxiliar o recém nascido no desenvolvimento do seu sistema nervoso durante a hospitalização:
- Para uma estimulação visual mais eficiente, os pais podem prender um "mobile" a 10 cm da cara do recém nascido;
- Colocar desenhos de figuras geométricas a preto e branco na parede da incubadora;
- Colocar a sua cara a 10 cm dos olhos do recém nascido.
- Falar suavemente com o recém nascido, colocar musica com o volume baixo na incubadora ou gravar vozes de familiares ou amigos próximos, avós ou irmãos, para o recém nascido ouvir.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bem-estar do recém nascido

Para o bem-estar do recém nascido prematuro é fundamental a presença, o toque, a voz, o perfume dos pais na unidade de cuidados especiais neonatais.

O bebé consegue identificar a voz dos pais, músicas e outros sons que tenha ouvido ainda dentro do útero. É importante que os pais mantenham o mesmo nível de estimulação logo após o nascimento: levar musicas, vozes ou sons que caracterizam o envolvimento exterior durante a gestação.

Os recém nascidos prematuros são menos responsivos, menos alertas, menos ativos e mais imprevisíveis, dificultando a adaptação global da família, pelo que esta deve estar atenta às pistas fornecidas pelo recém nascido.

Os recém nascidos têm que saber que os pais estão presentes.