domingo, 26 de junho de 2016

Rastreio de Doenças Metabólicas (Teste do pezinho) - O rastreio é obrigatório?



Não é obrigatório, e estará sempre dependente da vontade dos pais. Contudo, dado que para todas as doenças estudadas existe tratamento, as vantagens para o bebé e para todo o ambiente em que está inserido são claras e evidentes. 
A não realização do rastreio não implica qualquer perda de direitos quer para o bebé quer para os pais.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Rastreio de Doenças Metabólicas (Teste do pezinho) - Que resultados se podem esperar?

Se o diagnóstico for feito precocemente e o tratamento ou a dieta iniciados nas primeiras semanas de vida, o prognóstico é bom, embora varie de doença para doença, uma vez que os vários tratamentos apresentam diferentes graus de dificuldade e eficácia. 
Em Portugal existe Centros de Tratamento especializados para todas as patologias rastreadas no Continente e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Para mais informações, pode-se consultar na Internet o endereço www.diagnosticopreoce.org.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rastreio de Doenças Metabólicas (Teste do pezinho) - Os pais são avisados dos resultados?



Não é possível o envio de resultados. 

Os pais só serão contactados se as análises não forem normais ou se houver necessidade de qualquer confirmação laboratorial. Poderão contudo conhecer os resultados normais através da Internet, normalmente quatro semanas após realizado o teste, consultando o endereço www.diagnosticopreoce.org 


Poderá ainda saber atempadamente, se a ficha com o sangue do seu bebé, deu ou não entrada no Instituto. 


Este tipo de consulta é uma ideia inovadora, que surge no sentido de disponibilizar aos utentes, uma informação em termos de NORMAL ou EM CURSO. 



Como consultar?


1º) Clicar em Imagem que se encontra do lado inferior direito da página no lado inferior direito da página2º) Introduzir o número do código de barras anexo à ficha, que lhes foi entregue na altura da colheita.


NOTANesta página, poderão também encontrar informações mais detalhadas sobre as doenças rastreadas.
No caso de ser diagnosticada alguma destas doenças os pais serão avisados mais cedo, diretamente pelo telefone ou através da Unidade de Saúde mais próxima, de modo a iniciarem o tratamento o mais precocemente possível, normalmente 10 a 15 dias após o nascimento do bebé. 

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho


Feliz Dia da Criança para todas as crianças, com especial ênfase as que passaram pela nossa Unidade!