quarta-feira, 12 de julho de 2017

Risco infeccioso

O que significa?
A sépsis no recém-nascido caracteriza-se por sinais e sintomas inespecíficos, que ocorrem em consequência de uma infecção sistémica por um microrganismo patogénico. A sépsis precoce é causada por microrganismos que colonizam o canal do parto e manifesta-se nas primeiras 72 horas de vida.

O streptococcus do grupo B (SGB) continua a ser o principal causador de sépsis precoce no recém-nascido de termo e a E.coli no recém-nascido de pré-termo.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Testemunho dos pais da Maria Leonor

Ola sou a Maria Leonor, a bolsa da minha mama rebentou as 29 semanas no dia 19 de julho as 5:30h da manha, ficou internada 1 semana no H. Garcia de Orta e inicialmente por risco de infeção, vindo se a confirmar que a infeção estava a diminuir mas eu já não tinha liquido amniótico suficiente então nasci de 30 +1 s, nasci com 1,610kg e 40.5 cm, fiquei uma semana nos cuidados intensivos e 1 mês nos cuidados intermédios 1 semana no Garcia d' Orta e as restantes na UCEN do Hospital de setúbal. No Garcia d' Orta recebe mos a noticia de uma má formação no pulmão mas após fazer exames ficamos a saber que a bolha esta a diminuir sozinha não sendo necessário uma intervenção cirúrgica , soube também que tinha um sopro no coração mas após a doutora analisar o meu coraçãozinho disse que desaparecia sozinho, ao fim de 1 mês e 1 semana tive alta da neonatologia de setúbal e hoje já estou em casa junto dos meus papás a crescer saudável e linda .
Obrigado a todas as enfermeiras e a todos os doutores que me viram e cuidaram de mim para eu ser a menina saudável que sou hoje, com quase 1 mês e meio estou com 2640kg e 46 cm.