O projeto da visita domiciliária, foi desenvolvido pela equipa de enfermagem de Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN), para colmatar as necessidades/dificuldades sentidas pelos pais dos recém nascidos prematuros.
A chegada do bebé ao domicílio é um momento muito aguardado pelos pais. No entanto, este é um período crítico de adaptação, tanto para os pais como para o bebé, ao novo ambiente.
Para além disto, os pais tem a total perceção de que a partir desse momento serão os principais responsáveis por todos os cuidados prestados ao novo membro da família.
Naturalmente surge uma mistura de emoções e sentimentos como: felicidade, alegria, mas também medo, ansiedade, insegurança e apreensão, porque associam o bebé prematuro a um ser frágil e com maior probabilidade de complicações do que um bebé de termo.
Assim sendo, a VISITA DOMICILIÁRIA constitui uma forma de ajuda na redução de sentimentos negativos, através do fornecimento de informação personalizada e esclarecimento de dúvidas dos pais.