Porque Deve a Cadeira Estar Voltada para Trás
Diversos estudos demonstram que é mais seguro para as crianças viajarem voltadas para trás. Por isso, é recomendado que o façam até o mais tarde possível, idealmente até aos 4 anos.
Até aos 4 anos, as crianças tem o pescoço muito frágil, a cabeça grande e pesada. Por isso devem viajar em cadeirinhas voltadas para trás. Desta forma, em colisões frontais (que em regra geral são mais graves) as suas costas, a cabeça e o pescoço serão amparadas uniformemente.
As cadeiras voltadas para trás são as que protegem de forma mais eficaz, em caso de acidente, podendo salvar a vida de 9 em cada 10 crianças.
NUNCA podem ser instaladas no banco da frente se houver um airbag frontal ativo. A sua abertura equivale a uma explosão com um impacto brutal nas costas da cadeirinha, quando instalada voltada para trás.
Quando não provoca a morte da criança deixa geralmente lesões cerebrais.
- Evite comprar artigos de puericultura em segunda mão, sobretudo cadeiras para o carro. É muito difícil conhecer as condições em que foram usados e avaliar a sua segurança.
- Se optar por usar artigos emprestados, utilize apenas quando estão em bom estado de conservação, de preferência recentes e que tenham as instruções de montagem e utilização.
Referências bibliográficas:
https://www.apsi.org.pt/index.php/pt/component/content/article?id=234:a-escolha-da-cadeirinha-adequada