quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Higiene Oral no Recém-Nascido

A saúde oral contribui positivamente para o bem-estar físico, mental e social, permitindo o usufruto pleno das oportunidades que a vida proporciona, sem constrangimentos causados por dor e desconforto.

É fundamental iniciar os cuidados adequados de saúde oral logo desde o nascimento.

A colonização das bactérias pode ocorrer numa fase muito precoce da vida por isso a higienização oral deve ter início antes da erupção dos primeiros dentes passando para duas vezes por dia (pelo menos) após a erupção dos primeiros dentes.

Quanto maior o envolvimento dos pais e cuidadores relativamente a este tema, melhores e mais duradouros serão os resultados.

A higiene oral deverá ser feita uma vez por dia, após a amamentação e com movimentos rotativos para que os lábios, as gengivas, a língua e o palato fiquem limpos. Pode ser feita recorrendo a uma compressa, escova adequada à idade ou dedeira humedecida com água.


É recomendada a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade, para que seja realizada uma observação do estado de saúde oral da criança. Esta consulta tem o objetivo de informar os pais sobre as atitudes a adotar para evitar possíveis complicações e detetar hábitos malignos, nomeadamente a utilização inadequada do biberão e chupeta.



Como deve ser executada a escovagem entre os 0 e os 3 anos?

                                                Antes da erupção do primeiro dente

Durante a realização dos cuidados de higiene, na altura da lavagem da cara, os pais devem esfregar a boca do bebé, interna e externamente com uma compressa humedecida com água de modo a eliminar possíveis vestígios de leite.

É normal a língua do bebé ficar branca!

A língua do bebé fica branca por causa da alimentação com leite materno ou fórmula. Isso gera o acúmulo de resíduos de leite na língua.

                                                A partir da erupção do primeiro dente

Deve ser realizada pelos pais, duas vezes por dia (uma das vezes obrigatoriamente ao deitar) com uma compressa, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.

Cuidado com a exposição excessiva ao flúor!

Deve ser utilizado um dentrífico fluoretado (1000-1500 ppm) na quantidade idêntica a um bago de arroz cru.



 Referências Bibliográficas:

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, 2021;

Ordem dos Médicos Dentistas. https://www.omd.pt/publico/folhetos/. sd;

Organização Mundial da Saúde. https://www.who.int/pt. 2003.

https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/dia-mundial-da-sa%C3%BAde-oral/

 

Elaborado pela aluna de enfermagem Marta Simões, sob orientação da Enfermeira Ana Rita Peralta.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

 

    Por mais uma vez o grupo "Mãos de Coração" da Paróquia de São Paulo, nos presenteou novamente com uns artigos para os nossos recém-nascidos da Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar de Setúbal. A todo o grupo e ao Reverendo Senhor Padre Luís Ferreira o nosso muito obrigado!