segunda-feira, 29 de abril de 2013


 

O TOQUE
A pele do bebé é o órgão sensorial mais desenvolvido imediatamente após o nascimento e o maior órgão do corpo.
Através da estimulação da pele, o bebé percebe o mundo que o rodeia.
O toque positivo que embala, envolve e massaja, diminui o trauma que é nascer, favorecendo uma adaptação também positiva ao mundo extra-uterino.
 O bebé que mantém um contacto estreito com os seus pais desde o começo é um bebé mais calmo. Esse contacto transmite-lhe segurança, tranquilidade e independência, com reflexo na personalidade da criança e no seu relacionamento futuro com as outras pessoas.
 O contacto íntimo do toque intensifica a relação com os pais, criando sentimentos de amor e cumplicidade, assim o bebé cresce e desenvolve-se mais rapidamente.
 O toque pode despertar sentimentos entre os pais e o bebé que fortalecem a maternidade / paternidade e o amor dentro da família. Favorece o desenvolvimento da inteligência emocional.
 O toque é benéfico também para os pais, pois estes tornam-se mais seguros, afectuosos e felizes. Pais que desejam que os seus filhos sejam carinhosos com eles, deverão manifestar o tipo de carinho que esperam que os seus filhos reproduzam.
O vínculo com os pais é muito mais estreito quando estes têm um contacto físico prolongado com o bebé logo após o nascimento.
 Mesmo que o seu bebé necessite de internamento após o nascimento e esteja ligado a aparelhos… Não tenha medo de lhe tocar!
O toque gentil, confiante e firme vai ajudá-lo a acalmar, a recuperar e a desenvolver-se mais rapidamente!
 O toque pode também ser proporcionado através de:
Þ Massagem
Þ Amamentação
Þ Banho
Þ Método Canguru

Sem comentários:

Enviar um comentário