A Massagem ao bebé
É sabido que o toque é uma parte importante na promoção do vínculo entre os pais e o bebé. A massagem diária é um dos momentos em que este vínculo pode então ser estabelecido eficazmente entre o bebé e aquele que lhe presta cuidados.
Através do toque e da massagem permite-se a estimulação de diversos sistemas fisiológicos no bebé. Este tipo específico de toque traz consigo muitos benefícios tais como:
· Equilibrar o Sistema Imunitário
· Facilitar a circulação
· Aumentar o vínculo pais/bebés
· Estimular os 5 sentidos
· Diminuir a ansiedade dos pais/bebé
· Diminuir as hormonas de stress
· Melhorar a condição da pele
· Ajudar na maturação do Sistema Nervoso
· Promover a segurança parental
· Facilitar o alívio das cólicas
· Facilitar o sono do bebé
· Relaxar e tonificar
· Favorecer a libertação da hormona de crescimento.
Existem vários tipos de massagens. Hoje vamos falar da Massagem Shantala.
A massagem Shantala é especialmente indicada para bebés a partir do 1º mês de vida, é de origem Indiana e muito influenciada pelo Yoga. Esta massagem implica uma sequência (que deve ser respeitada) de toques realizados com carinho e técnica específica. Deve ser realizada num ambiente calmo, privilegiando o mesmo horário todos os dias. Devem ser utilizados cremes hidratantes ou óleos de massagens adequados (de origem vegetal) e todos os adornos devem ser retirados das mãos de quem massaja.
Os movimentos que são realizados devem ser firmes e a pressão deve ser aumentada gradualmente. Os movimentos são feitos do centro para as extremidades ou de baixo para cima (é o sentido da energia do corpo). Devem ser iniciados no lado direito e seguir para o esquerdo – é este o sentido da energia do corpo.
Aqui está um filme que ensina a fazer a massagem:
Sem comentários:
Enviar um comentário