sábado, 29 de março de 2014

O coto umbilical

O coto umbilical é o cordão umbilical que antes garantia a alimentação dentro do útero. E agora que foi cortado, tem uma mola e chama-se coto. Ao fim de alguns dias seca, endurece e acabará por cair.

Deve ter alguns cuidados de higiene específicos: 
·         Para desinfetar, utilize compressas esterilizadas embebidas em álcool a 70º. Segure a mola com a mão e comece por limpar passando à volta do coto umbilical, do local onde está inserido e só depois vá passando ao longo do mesmo até chegar à mola que também deve ser limpa, sem exercer demasiada pressão.
·         Deixe secar ao ar.
·         A fralda não deve cobrir o coto. Se a fralda não tiver o formato anatómico para não tapar o coto umbilical, faça uma pequena dobra, evitando assim que a fralda fique sobreposta ao coto umbilical, porque este, em contacto com a urina ou com as fezes pode infetar.

A higiene do coto umbilical é importante para a prevenção de infeções, hemorragias e acelera o processo de cicatrização. Faça-o uma vez por dia, após o banho ou quando necessário.

A desinfeção do coto não causa dor ao bebé (porque é um tecido morto) apenas um pequeno desconforto devido à temperatura fria do álcool.

Quando o coto umbilical cai, pode sair um pouco de sangue do umbigo, deverá continuar a desinfetar até estar bem cicatrizado.

Está desaconselhado o uso de cintas à volta do umbigo do bebé.

Importante!
Tenha em atenção as características do coto umbilical: secreções, cheiro desagradável e vermelhidão ou inchaço na região à volta do umbigo.

quinta-feira, 13 de março de 2014

A toda a equipa da UCEN de Setúbal




          No dia 4 de Setembro nasceu o maior tesouro das nossas vidas, o pequeno mas enorme Simão! Nasceu antes do termo da gravidez pois cá dentro já não estava a aumentar de peso! O Simão tinha 1830gr e 42 cm e escassas reservas de glicémia! Seguiu directo do bloco de partos para a UCEN, começava nesse instante uma difícil etapa nas nossas vidas! Foram dias muito difíceis, ultrapassados com muito nervosismo e ansiedade, sempre à espera que o próximo valor de BM (Glicémia) fosse mais elevado! A cada duas horas os nossos corações ficavam pequeninos à espera de boas novidades… Foram momentos de muita ansiedade e angustia, contudo com a ajuda de toda a equipa da UCEN os dias pareceram mais curtos e as horas passaram muito mais rápido…
Toda a equipa de profissionais da UCEN é excepcional, trataram do nosso tesouro como se fosse seu, foram a nossa família nos 8 dias mais difíceis da nossa vida! São profissionais espectaculares, sensíveis, dedicados e muito atenciosos!
Não existem palavras para agradecer tudo o que fizeram pelo nosso filho, muito obrigada a todos sem excepção do fundo dos nossos corações!
Um agradecimento especial do Simão a todas as Tias que trataram tão bem dele durante os seus primeiros 8 dias de vida!
Beijocas e abracitos a todos!!!

Simão e Papás

Foto do Simão atualmente

sexta-feira, 7 de março de 2014

SEGURANÇA NO BANHO DO BEBÉ

·         Apoie sempre a cabeça e as costas do bebé sobre as suas mãos enquanto o lava.
·      Nunca deixe o bebé sozinho, nem por um segundo. Ele pode afogar-se. Se tocar a campainha ou o telefone e achar que tem mesmo de atender, envolva-o numa toalha e leve-o consigo. Um bebé pode afogar-se em menos de 3 cm de água – e em menos de 60 segundos.
Isso é obvio para os recém-nascidos, porém também se aplica aos bebés maiores que já se sentam sozinhos. Bastam poucos centímetros de água para um bebé se afogar, portanto nunca o deixe sozinho na casa de banho, nem por pouco tempo.
·         A pele do bebé é mais sensível do que a do adulto. Portanto, a temperatura da água que lhe parece boa estará muito quente para o bebé. Antes de começar o banho, verifique a temperatura com a parte anterior do pulso ou com o cotovelo; essas áreas são mais sensíveis ao calor do que as mãos. Pode também verificar a temperatura com um termómetro, devendo a temperatura estar entre os 36,5 e 37ºC. A água deve estar morna, mas não quente! Pense nisso: para evitar queimaduras acidentais, teste sempre a temperatura da água.
·         No caso de não ter torneira misturadora coloque sempre primeiro a água fria na banheira, depois junte a água quente e misture bem, verificando depois a temperatura antes de dar o banho.
·         Nunca coloque o bebé na banheira com a água ainda a correr (a temperatura pode alterar-se ou a água pode ficar demasiado profunda).
·         Não mude o bebé numa superfície alta, lembre-se que os bebés aprendem a virar-se de lado muito cedo.
·       Nunca o deixe sozinho em cima de uma bancada, se esqueceu alguma coisa, leve-o consigo.
·         Antes de começar a dar banho ao bebé, tenha tudo o que é preciso à mão.
·         Tire o bebé cuidadosamente da banheira, de modo a não escorregar das suas mãos.
·         Não deve usar pó de talco, mesmo na zona das fraldas, pois as suas partículas podem ser inaladas pelo bebé e é perigoso.

À medida que o bebé cresce e habitua-se ao banho diário, a sua atitude vai modificando-se. Em breve vai protestar ao sair da água e não quando ao coloca-lo lá dentro. Entre as seis semanas e os três meses, a maioria dos bebés descobre o prazer de brincar com a água, mas esteja sempre atenta e vigilante, mesmo que o bebé já consiga sentar-se sozinho.