quinta-feira, 8 de maio de 2014

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O crescimento e o desenvolvimento, geralmente referenciados como uma unidade, expressam a soma de inúmeras alterações que ocorrem durante a vida de uma pessoa.
A personalidade e o desenvolvimento intelectual evoluem da mesma forma que o crescimento biológico. Muitos aspetos dependem previamente do crescimento e maturidade físicos.
 


DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL (FREUD)
Segundo Freud, encontra-se na fase oral (do nascimento até a 1 ano de idade) pois a sua principal fonte de prazer está centralizada nas atividades orais como chupar, morder, mastigar e articular sons.
Quando colocada a mama a criança demonstra prazer apresentando reflexos de sucção e deglutição fortes. É importante que a mãe neste momento estabeleça agradáveis momentos de vinculação com o bebé.


 
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL (ERIKSON)
Segundo Erikson, encontra-se na fase de confiança versus desconfiança (do nascimento até a 1 ano de idade). O primeiro e mais importante atributo a ser desenvolvido para formar uma personalidade saudável é a confiança básica.
O bebé necessita de um ambiente seguro e estável, para poder desenvolver o sentido de separação e de individualidade.
O estabelecimento da autoconfiança e da confiança nos prestadores de cuidados leva-o a tolerar a separação e frustração.
Necessita de continuidade nas rotinas diárias (banho, alimentação, dormir) para adquirir o sentido de confiança. Aqui a mãe tem um papel bastante importante para o desenvolvimento desta mesma confiança.
 


DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (PIAGET)
Segundo Piaget, encontra-se no estadio sensório-motor (do nascimento aos 2 anos de idade). A sua capacidade intelectual desenvolve-se através dos reflexos. Os bebés utilizam gestos, expressões e sons para manifestar as suas emoções.



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