O crescimento e o
desenvolvimento, geralmente referenciados como uma unidade, expressam a soma de
inúmeras alterações que ocorrem durante a vida de uma pessoa.
A personalidade e
o desenvolvimento intelectual evoluem da mesma forma que o crescimento
biológico. Muitos aspetos dependem previamente do crescimento e maturidade
físicos.
DESENVOLVIMENTO
PSICOSSEXUAL (FREUD)
Segundo Freud, encontra-se
na fase oral (do nascimento até a 1 ano de idade) pois a sua principal fonte de
prazer está centralizada nas atividades orais como chupar, morder, mastigar e
articular sons.
Quando colocada a
mama a criança demonstra prazer apresentando reflexos de sucção e deglutição
fortes. É importante que a mãe neste momento estabeleça agradáveis momentos de
vinculação com o bebé.
DESENVOLVIMENTO
PSICOSSOCIAL (ERIKSON)
Segundo
Erikson, encontra-se na fase de confiança versus desconfiança (do
nascimento até a 1 ano de idade). O primeiro e mais importante atributo a ser
desenvolvido para formar uma personalidade saudável é a confiança básica.
O bebé necessita
de um ambiente seguro e estável, para poder desenvolver o sentido de separação
e de individualidade.
O estabelecimento
da autoconfiança e da confiança nos prestadores de cuidados leva-o a tolerar a
separação e frustração.
Necessita de continuidade
nas rotinas diárias (banho, alimentação, dormir) para adquirir o sentido de
confiança. Aqui a mãe tem um papel bastante importante para o desenvolvimento
desta mesma confiança.
DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO (PIAGET)
Segundo Piaget, encontra-se
no estadio sensório-motor (do nascimento aos 2 anos de idade). A sua capacidade
intelectual desenvolve-se através dos reflexos. Os bebés utilizam gestos,
expressões e sons para manifestar as suas emoções.
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