sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

BOAS FESTAS!


A Equipa da UCEN deseja a todos um 
FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO!



Vimos desta forma desejar a toda a Equipa de Neonatologia um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Aproveitamos o email para agradecer tudo o que fizeram pelo nosso Rafael. Sem o vosso empenho, dedicação e especial carinho, tudo teria sido mais difícil!
A todas vós, um bem hajam !!! 

Boas Festas

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

“Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade”, assinalado a 17 de Novembro!

Este dia foi consagrado pela European Foundation for the Care of Newborn Infants em 2009 e actualmente é celebrado em mais de 50 países incluindo Portugal. 

Esta comemoração tem como grande objectivo:“Promover uma maior consciencialização sobre a prematuridade e alertar sobre o crescente número de partos prematuros”.

Os elevados conhecimentos de saúde que se adquiriram ao longo do século XX na área neonatal, aliados ao desenvolvimento tecnológico nesta área, vieram permitir prestar cuidados de saúde muito diferenciados, de maior qualidade e com elevado nível de segurança às crianças prematuras.




Feliz dia para todos os bebés guerreiros, que por vários motivos nasceram antes do tempo!  

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Testemunhos dos pais da Maria

Deixamos o nosso testemunho:
Todos os dias nos recordamos de vocês e de tudo que fizeram pela nossa filha.
Deixo-vos uma foto de família para vos ajudar na memória.
Todos esses testemunhos ajudam-nos a seguir em frente e a ter coragem. E claro ... o vosso excelente trabalho, o vosso apoio incondicional.
Continuem a ser as profissionais de coração cheio que são.
Um beijinho enorme a todas,Joana, Duarte e Maria





Maria P.
Data de nascimento: 14 de março de 2016
Idade gestacional: 35 semanas e 6 dias de gestação
Peso: 1730Kg
Comprimento: 40cm
Internamento: 2 semanas
Motivo: A Maria não estava a ganhar peso e os médicos tomaram esta decisão
Agora, dia 14 de junho de 2016, a Maria tem 3 meses, 3850kg e 53cm . 




A ti mamã que estás a ler isto e tens o teu bebé naquela caixinha de vidro ... tem força e
coragem, tudo vai correr bem! O teu bebé está bem entregue. Nem sempre será fácil, haverá dias em que o desenvolvimento não é o esperado mas o dia seguinte será melhor. As enfermeiras da UCEN são as melhores do mundo e vão te guiar em tudo o que precisares!




terça-feira, 4 de outubro de 2016

Semana Mundial do Aleitamento Materno


Comemora-se nesta semana a: Semana Mundial do Aleitamento Materno
Amamentação: Uma chave para o desenvolvimento sustentável.
O Hospital de S. Bernardo - Setúbal, como Hospital Amigo dos Bebés promove o Aleitamento Materno.



quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dia de São Bernardo


No dia 20 de Agosto comemora-se o Dia de São Bernardo - Padroeiro do Hospital de São Bernardo e representantes do Corpo de Voluntariado da Liga dos Amigos do HSB e Capelania estiveram na UCEN no dia 22/08 para comemorar este dia. 




sábado, 27 de agosto de 2016

Comemoração dos 18 Anos do José na UCEN

No dia 26/08/2016 estiveram na UCEN o José e a sua mãe Graça, para comemorarem connosco os 18 anos em que o José nasceu e ficou internado. Fizeram questão de vir agradecer a toda a equipa os excelentes cuidados que lhes foram aqui prestados.
Deixaram-nos umas flores de agradecimento.
Aqui fica uma foto que retrata este momento, com a equipa que estava a trabalhar na UCEN: 



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Testemunhos dos pais da Beatiz


Olá!
Desculpem a demora em dar noticias mas o pai e a mãe ainda não estão confortáveis com a ideia de nos deixarem sem vigilância entre mamadas, por isso andam com sonos trocados e cansados. 
Quero dizer-vos que tenho vindo a ficar cada vez mais autónoma especialmente desde que deixei o leite AR e passei apenas alimentar-me da maminha da minha mãe. Já não faço cianose quando me engasgo pois aprendi com o mano a tossir e a espirrar sempre que sinto alguma obstrução. O leitinho que por vezes é demais (sim porque continuo uma glutona) deito fora bolsando sem problemas. Continuo a adorar o meu banho e gosto de dormir com o mano. Agora que já vejo bem as cores gosto muito de ver e ouvir o babyTV.
Adoro depois da maminha ficar abraçada á minha mãe pois enquanto tive ai convosco senti a falta dela e agora tenho estado a recuperar esse tempo.  
Eu mais tarde não irei lembrar-me dos dias que passei na UCEN mas o meu pai e a minha mãe vão guardar as fotos para mais tarde eu puder ver e relembrar me das tias da UCEN. Cada vez que falamos em vocês o meu pai começa logo a chorar pois a nossa família tem uma gratidão eterna convosco. 
Nunca nos esqueceremos tudo o que fizeram por mim e também pelo meu pai. A minha mãe que mandar beijinhos para toda a equipa e um beijinho muito grande para a tia Carmo para lhe agradecer todos os concelhos e apoio pois sempre que a minha mãe me ia ver, calhou sempre com a tia Carmo que mesmo sem a minha mãe se queixar ela percebia o esforço, as dores e o aperto em que a minha mãe se encontrava e teve sempre uma palavra de carinho, conforto e tranquilidade.
O meu pai que passou mais tempo na UCEN teve a oportunidade de se cruzar com toda a equipa e quer deixar  um enorme agradecimento a todas as enfermeiras e auxiliares da UCEN pois foram espectaculares
Para a nossa família os super heróis dos filmes não vos chegam as calcanhares. Vocês vão muito além da  vossa obrigação. Vocês mostram profissionalismo / humanismo / paixão e amor em tudo o que fazem.
Já agora se for possível gostava de saber como estão os meus amiguinhos que me fizeram companhia e que ainda ai ficaram quando eu vim para casa.
Obrigado por tudo. 
Gémea Beatriz







quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Testemunhos dos pais de Leonor

Quero agradecer a toda equipa da  UCEN do HSB, desde médicos, enfermeiras e auxiliares em especial a Sra. Enfermeira Alexandra Barradas que demonstrou ser uma grande profissional, dedicada e sempre disposta a ajudar. O meu muito obrigada a essa linda equipa pela atenção, carinho e alegria com a minha princesa Leonor F. 
Deixo aqui minha satisfação, o meu agradecimento a cada um de vocês.

Cumprimentos,


Pais da Leonor




domingo, 26 de junho de 2016

Rastreio de Doenças Metabólicas (Teste do pezinho) - O rastreio é obrigatório?



Não é obrigatório, e estará sempre dependente da vontade dos pais. Contudo, dado que para todas as doenças estudadas existe tratamento, as vantagens para o bebé e para todo o ambiente em que está inserido são claras e evidentes. 
A não realização do rastreio não implica qualquer perda de direitos quer para o bebé quer para os pais.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Rastreio de Doenças Metabólicas (Teste do pezinho) - Que resultados se podem esperar?

Se o diagnóstico for feito precocemente e o tratamento ou a dieta iniciados nas primeiras semanas de vida, o prognóstico é bom, embora varie de doença para doença, uma vez que os vários tratamentos apresentam diferentes graus de dificuldade e eficácia. 
Em Portugal existe Centros de Tratamento especializados para todas as patologias rastreadas no Continente e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Para mais informações, pode-se consultar na Internet o endereço www.diagnosticopreoce.org.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rastreio de Doenças Metabólicas (Teste do pezinho) - Os pais são avisados dos resultados?



Não é possível o envio de resultados. 

Os pais só serão contactados se as análises não forem normais ou se houver necessidade de qualquer confirmação laboratorial. Poderão contudo conhecer os resultados normais através da Internet, normalmente quatro semanas após realizado o teste, consultando o endereço www.diagnosticopreoce.org 


Poderá ainda saber atempadamente, se a ficha com o sangue do seu bebé, deu ou não entrada no Instituto. 


Este tipo de consulta é uma ideia inovadora, que surge no sentido de disponibilizar aos utentes, uma informação em termos de NORMAL ou EM CURSO. 



Como consultar?


1º) Clicar em Imagem que se encontra do lado inferior direito da página no lado inferior direito da página2º) Introduzir o número do código de barras anexo à ficha, que lhes foi entregue na altura da colheita.


NOTANesta página, poderão também encontrar informações mais detalhadas sobre as doenças rastreadas.
No caso de ser diagnosticada alguma destas doenças os pais serão avisados mais cedo, diretamente pelo telefone ou através da Unidade de Saúde mais próxima, de modo a iniciarem o tratamento o mais precocemente possível, normalmente 10 a 15 dias após o nascimento do bebé. 

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho


Feliz Dia da Criança para todas as crianças, com especial ênfase as que passaram pela nossa Unidade!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Rastreio de Doenças Metabólicas (Teste do pezinho) - Como devem proceder os pais, quando nasce o bebé?


Nas Maternidades, Hospitais e Centros de Saúde, existem fichas apropriadas que têm colada uma tira de papel de filtro apropriado. 
A partir do 3º dia de vida e se possível até ao 6º dia, os pais devem levar o bebé a um desses locais para fazer a colheita de sangue. 
Poderá haver exceções em relação aos dias, pois o recém-nascido deverá ter, pelo menos, 48 horas de alimentação adequada à sua idade gestacional/peso, pois trata-se de um rastreio de doenças metabólicas.
Com uma ou duas picadas no calcanhar do bebé consegue-se o sangue suficiente, que é colhido para o papel de filtro e, depois de seco, enviado pessoalmente ou pelo correio para o Laboratório Nacional de Rastreio - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Diagnóstico precoce


O Diagnóstico Precoce, também chamado de “Teste do Pezinho”, é uma colheita de sangue fundamental para o rastreio de várias doenças hereditárias do Metabolismo: como a Fenilcetonúria (a criança não consegue utilizar uma substância que ingere com as proteínas - Fenilalanina, e esta em excesso é tóxica para o cérebro) Leucinose, Citrulinemia, Tirosinemias tipo I e II, Aciduria Arginino-Succínica, Acidúrias Orgânicas (PA, MMA, IVA, 3HMG, GA I e 3-MCC) e défices da B-oxidação doa ácidos gordos (MCAD, VLCAD, LCHAD, CPT I, CPT I, CPT II, MADD e CUD), o Hipotiroidismo Congénito (a Tiróide, que é uma glândula que existe no organismo, não está a funcionar bem e não produz uma substância que é essencial para este - Tiroxina) e a fibrose quística (doença genética que provoca problemas nutricionais e um atingimento pulmonar progressivo grandemente responsável pela gravidade da doença).

Se o diagnóstico destas doenças for efectuado precocemente e iniciado o seu tratamento, o desenvolvimento normal da criança fica facilitado.




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

UCEN ajuda associação de solidariedade Partilha próspera

A Unidade de Cuidados Especiais Neonatais do Centro Hospitalar de Setúbal, promoveu uma festa de Natal, com o tema “Crescer a Brincar”, e angariou um cabaz solidário, que ofereceu à Associação de Solidariedade “Partilha Próspera”.
Esta Associação, criada em 2013, tem como missão ajudar pessoas com necessidades. Atualmente, presta ajuda a 16 agregados familiares, no total de 49 pessoas. A associação fornece mensalmente “cabazes mínimos”, vestuário essencialmente de criança e contribui com o pagamento de contas às famílias referenciadas. Poderá obter mais informações em http://partilhaprospera.com/wordpress, ou através do seguinte e-mail: partilha.prospera@gmail.com




sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A Unidade de Neonatologia participou no concurso de Árvores de Natal Ecológica 2015, no nosso Hospital de S. Bernardo - Setúbal. 
Ficámos em 2º Lugar.
Partilhamos umas fotos para que todos possam ver a nossa árvore e o diploma.