É importante que os pais mantenham uma postura calma, e que o choro intenso do bebé é considerado normal, no entanto existem algumas técnicas que o podem acalmar(Hockenberry, Wilson, & Winkelstein, 2006):
- Massaje o abdómen do bebe, pois permite tonificar os músculos e facilita o trânsito e eliminação intestinal:
1º - Deslize a palma das mãos, uma seguida da outra, de cima para baixo e da direita para esquerda. Repetir pelo menos 3 vezes
2º - Segure as pernas do bebé pelos tornozelos e, com os joelhos juntos, pressione-os suavemente contra a barriga. Mantenha esta pressão aproximadamente 5 segundos.
3º- Desenhe com a mão um círculo completo no sentido dos ponteiros do relógio à volta do umbigo, sem levantar a mão da barriga do bebé.
- Mude a posição do bebé com frequência: ande com o bebé com a face voltada para baixo e com o seu corpo sobre o braço, com a mão dos pais sob o abdómen, aplicando suave pressão.
- Se a criança for amamentada, a mãe deve evitar produtos derivados do leite por um período de teste.
- Outro processo para aliviar a cólica é a utilização de produtos à base de camomila, erva-cidreira e Lactobacillusacidophilus (ex. Colimil baby) ou Lactobacillusbifidus. Ambas as bactérias ajudam a melhorar a digestão e promovem uma flora intestinal saudável.
- Após alimentar o bebé é importante segura-lo numa posição vertical para garantir que o ar fique em cima do leite no estômago, o que ajudará a expulsar o ar quando arrotar, o que previne as cólicas.
- Da mesma forma, quando se alimenta o bebé por biberão é importante que a tetina esteja totalmente preenchida com leite, para evitar que o bebé engole ar.
Sem comentários:
Enviar um comentário