quarta-feira, 31 de julho de 2019

Teste do pezinho


O que é?

Porque é tão importante?

O teste do pezinho é realizado entre o 3º dia  e se possível até o 6º dia de vida. O recém-nascido deverá ter pelo menos 48 h de alimentação adequada á sua idade gestacional/peso.  

O teste permite diagnosticar doenças mesmo antes do aparecimento de sinais clínicos, e iniciar o tratamento adequado precocemente. Evitando assim consequências mais graves como o atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até mesmo situações de coma.

Doenças que são diagnosticadas:

Atualmente em Portugal rastreia-se 24 Doenças hereditárias do Metabolismo, o Hipotiroidismo Congénito e a Fibrose Quística.

·         Doenças hereditárias do Metabolismo.

o   As crianças não consegue utilizar determinadas substâncias que fazem parte da sua alimentação e que tornam-se tóxicas por exemplo para o fígado e sistema nervoso central.
o   Na maioria dos casos, a situação é controlada com dieta especial.

·         Hipotiroidismo Congénito

o   Nesta doença não há produção em quantidades suficiente da hormona (tiroxina) que é fundamental para um bom desenvolvimento físico e mental.
o   O medicamento diário deve ser fornecido o mais cedo possível.

·         Fibrose Quística

o   A alteração genética faz com que as secreções que revestem as mucosas sejam muito espessas. Como consequência surgem as infeções respiratórias e perturbações do funcionamento do pâncreas e tubo digestivo.
o   O tratamento consiste em suplementação alimentar para compensar a insuficiente digestão dos alimentos e prevenção das infeções respiratórias.

Acesso aos resultados

Os pais só serão contactados nos casos em que são detetados alterações ou se houver necessidade de repetir para confirmação laboratorial.
Se for detetado alguma das doenças anteriormente referidas, os pais são imediatamente contactados por telefone ou através do centro de saúde, de forma o tratamento seja iniciado mais precocemente possível.

Contudo poderão consultar ao resultados através da internet, num espaço de 3 semanas após o teste, consultando no endereço:  www.diagnosticoprecoce.pt e introduzindo o código referente ao teste do seu bebe.

Sem comentários:

Enviar um comentário